DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Computação Gráfica docência

Computação Gráfica (PAE)

Fui professor assistente na disciplina de Computação Gráfica (CAP0288) no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP por dois semestres. Em 2009 (estágio com bolsa) e em 2010 (como voluntário), ambos no segundo semestre (programa PAE). A disciplina, para alunos da graduação, é ministrada pela Profa. Monica Tavares. [1]

Veja alguns trabalhos de alunos aqui (canal vimeo).

Mais informações sobre a disciplina no post completo, abaixo.

Ementa

(informações obtidas na ementa online da disciplina, aqui)

Objetivos

Desenvolver os conhecimentos básicos acerca do modelamento, da visualização e da animação de formas bi e tridimensionais com base nos recursos da computação gráfica, capacitando o aluno a empregar diferentes modelos de representação para a criação de imagens.

Programa Resumido

I. A criação com os meios eletrônicos.
II. As imagens sintéticas.
III. Os modelos de representação.
IV. Organização de formas bi e tridimensionais.
a. Os elementos geradores.
b. As operações de simetria.
c. O agrupamento espacial.
d. A hierarquização de objetos.
V. Fundamentos sobre composição básica.
a. Luz e movimento
b. Materiais e mapas.
VI. A visualização da imagem.
VII. Preliminares sobre animação e edição.

Bibliografia

BELL, Jon. 3ds max 6 Killer Tips. Indianapolis: New Riders Publishing,2004.
BOARDMAN,Ted. 3ds Max 5 Fundamentos. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
BOARDMAN,Ted. 3ds max 6 Fundamentals. Indianapolis: New Riders Publishing,2004.
GOMES, Jonas; VELHO, Luiz. Computação Gráfica: Imagem. Rio de Janeiro: IMPA/SBM, 1994.
LEWELL, John. Computer graphics: a survey of current techniques and applications. London: Orbis, 1985.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas eletrônicas. São Paulo: Edusp, 1993.
MATOSSIAN, Michele. 3ds Max 6 for Windows. Visual quickstart guide.
Berkeley: Peachpit Press, 2004.
MATOSSIAN, Michele. 3ds Max 5 para Windows – Guia Prático Visual. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2004.
MOLES, Abraham. Arte e Computador. São Paulo: Afrontamento. 1990.
MURDOCK, Kelly L. 3ds Max 6 Bible. NJ: John Wiley, 2004.
PLAZA, Julio; TAVARES, Monica. Processos criativos com os meios eletrônicos: poéticas digitais. São Paulo: Hucitec, 1998.


  1. Profa. Tavares também é coordenadora do grupo de pesquisa ADMD, do qual já fui um participante. []

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