DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Janet Murray “fora do Holodeck” resenha

Estava googleando esses dias e encontrei esta palestra bacana da Janet Murray no youtube, sobre Narratividade em mídias digitais, jogos e outras coisas mais.

Janet Murray é autora do livro Hamlet on the Holodeck, no qual ela trata do “futuro da narratividade digital”. Este livro é amplamente citado por autores em diversas áreas de pesquisa relacionadas às “novas” mídias. Sempre gostei das idéias dela, apesar de achar sua argumentação sobre jogos e narratividade de certa forma contraditória.

Ao propor a necessidade de uma “nova narratividade” (que seria a narratividade do digital), para mim ela acaba limitando sua própria busca. Afinal, o conceito de “narrativa” já carrega em si a noção de linearidade, de modelos pré-definidos e assim por diante. Independente do inegável valor destes modelos de narrativa tradicionais, me parece que  “nova narrativa” de verdade não pode ser… narrativa.

Na palestra linkada acima Murray é questionada sobre isso (na última parte) e fiquei satisfeito em saber que ela ampliou sua perspectiva sobre o assunto. Hoje ela afirma que narrativa (sua especialidade) é algo distinto de jogos e das demais “experiências procedimentais” (ou procedurais) que fogem dos formatos tradicionais (o que não impediu ela de criticar – injustamente, a meu ver – o excelente Façade).

Desta forma é possível aproveitar (e apreciar) a noção de Narrativa pelo que ela é e pela sua contribuição nas outras formas culturais, sem a necessidade de limitar ou condicionar novas estratégias expressivas a formas tradicionais.

Na palestra, entre outros projetos interessantes, ela cita jogos como o ótimo Braid e o duvidoso Heavy Rain. [1]


  1. Fiz um post sobre Heavy Rain no meu blog pessoal, aqui. []

See more blogpesquisa.

  

1 Comentário »

  1. […] [Versão mais longa em português aqui.] […]

    Pingback de Janet Murray “off the Holodeck” | 7luas — 2013/09/13 @ 16:01

Feed RSS para os comentários deste post. Trackbacks

Deixe um comentário