DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Narrativas Procedurais e Interativas artigo

Apresentei o artigo Narrativas Procedurais e Interativas: as Novas Estratégias de Criação e a Expressividade do Digital no congresso Red INAV, que aconteceu na Espanha em Maio de 2012. O artigo foi publicado na revista Comunicación (pdf) editada pela Universidade de Sevilla.

Leia o resumo do artigo abaixo (português e espanhol).
Saiba mais sobre o congresso RED INAV aqui.

Resumo

Apesar da fértil produção criativa por parte dos artistas que atuam em mídias digitais, o potencial expressivo próprio deste meio ainda se encontra relativamente inexplorado. Neste artigo examinaremos as novas estratégias criativas e expressivas na criação de narrativas procedurais e interativas, tratando especificamente sobre a questão da consistência nestas produções. Também examinamos o papel das estratégias procedurais de criação de uma maneira geral, na consolidação do meio digital como uma forma expressiva independente.

Palavras-chave: narrativas procedurais, consistência, expressividade do meio digital

Resumen

Apesar de la fértil producción creativa de los artistas que actúan en los medios digitales, el potencial expresivo propio de este medio aún se encuentra relativamente inexplorado. En este artículo vamos a examinar las nuevas estrategias creativas y expresivas en la creación de narrativas procesuales e interactivas, tratando específicamente la cuestión de la consistencia en estas
producciones. También examinamos el papel de las estrategias procesuales de creación de una manera general, en la consolidación del medio digital como una manifestación expresiva independiente.

Palabras clave: narrativas procesuales, consistencia, expresividad de los medios digitales

Referência:
Revista Comunicación, Nº10, Vol.1, año 2012, PP.201-210. ISSN 1989-600X 210

[Publicado em 2012/05/29, editado em 2013/12/10 para clareza.]


See more artigo.