DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Hello World! Processing doc/tradução

When you write a computer program you are basically encoding an idea into a specific notation that a computer can run. (Casey Reas)

Hello World! Processing (2013, ~41min) é um interessante documentário sobre programação criativa, com foco nas práticas baseadas em código aberto.

Colaborei com a tradução da legenda para o português, junto com Artur Cabral Reis (Processing SP) e Marcelo Padovani Macieira, em Novembro de 2013.

O vídeo com a legenda ainda não está disponível para assistir on-line.
Enquanto isso, baixe o vídeo no vimeo e use esta legenda aqui (.srt).

Processing

Alem de uma boa introdução ao conceito de programação criativa, o documentário também serve como uma apresentação à linguagem Processing, explicando a sua abordagem de design iterativo baseada em esboços (os sketches) e o viés comunitário e pedagógico do projeto.

As a digital sketchbook [Processing is] somewhere where you can scribble down your ideas in code (…)[T]he difference between Processing and a real sketchbook is that that sketch can become something bigger and more elaborate. It’s as if your art [or drawing] sketchbook could suddenly become a movie [or a] sculpture. (Jer Thorp, 2011 – 4:18)

O documentário contextualiza de maneira didática as práticas computacionais, sugerindo uma comparação a outros sistemas estruturados (e codificados), como dançarinos em uma coreografia, a interação entre moléculas de ar e o comportamento dos pássaros em uma revoada.

São apresentadas diversas obras e projetos, como a bela Unnamed Soundsculpture (Daniel Franke e Cedric Kiefer), Substrate (Jared Tarbell) e They Rule (Josh On), alem dos trabalhos de Casey Reas, um dos criadores do Processing. Também há entrevistas com uma variedade de desenvolvedores e artistas.

O documentário ainda contém trechos de filmes antigos sobre tecnologia e computação, provocando um diálogo interessante, embora às vezes um pouco confuso e disperso.

A proposta é de que este seja o primeiro filme em uma série. Os próximos dois se concentrarão no Open Frameworks e no Pure Data.

Links

– Site do projeto: hello-world.cc
Entrevista com os diretores da série.

[Publicado em 2013/06/06, atualizado em 2013/11/18.]


See more artigo.

  

1 Comentário »

  1. Teste

    Comentário de Teste — 2013/12/03 @ 12:52

Feed RSS para os comentários deste post. Trackbacks

Deixe um comentário