DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Manafox Remix arte sonora

Manafox RemixManafox Remix

Experimento sonoro para geração de ritmos e loops com base em um arquivo de áudio qualquer. Clique acima para executar (aguarde carregar – 2MB) ou ouça um registro estático no post completo, abaixo.

Esta versão usa como base a música Rabbit Skinner, de David Sylvian.

Arte Sonora Generativa

A natureza minimalista e sombria do álbum Manafon, de David Sylvian, inspirou este experimento de arte sonora generativa. A música é recortada, recombinada e reinterpretada em tempo real, produzindo novos ritmos.

Embora exista um algoritmo que determina as composições, há um elemento aleatório que faz com que os ritmos (ou loops) nunca se repitam. Principalmente se considerar que há múltiplas sobreposições do mesmo algoritmo, executando ao mesmo tempo.

A música utilizada como base para o exemplo acima pode ser ouvida aqui (youtube). A audição do áudio original ajuda a compreender o processamento realizado pelo aplicativo.

Neste tipo de produção generativa é comum que o computador seja utilizado unicamente como um estágio intermediário no processo criativo. Após a geração de uma quantidade suficiente de instâncias do algoritmo, o artista realiza uma seleção do material que considera adequado esteticamente – esta seleção seria a obra final a ser exposta. Note que, neste caso, embora o aspecto computacional da obra resultante seja forte, a decisão final ainda é de um ser humano.

Eu considero ambos os estágios interessantes: tanto a execução do algoritmo em si (o primeiro link neste post, na imagem), quanto uma eventual curadoria de instâncias específicas da sua execução, como no áudio abaixo:

Esta seleção foi feita por mim com base em cerca de 10 minutos de execução do aplicativo. Acho particularmente interessante o surgimento de elementos reconhecíveis, como palavras, a partir da combinação arbitrária de fragmentos.

O algoritmo utilizado neste experimento é uma versão modificada do código que criei para a obra Ópera Algorítmica, pareceria com a artista Lucila Meirelles (post).

Este experimento foi desenvolvido em 2010, em Actionscript (Flash).


See more som.