DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Learn interativo

Learn (2009)Learn (2009)

Learn é um experimento interativo baseado em um algoritmo simples de aprendizado artificial. As bolinhas nascem, se movem de acordo com movimentos que “aprenderam” do interator e morrem. Clique acima para interagir (abre em nova aba).

Veja uma animação criada com base neste experimento aqui (nova aba).

Aprendizado Artificial

Cada agente (ou bolinha) segue um algoritmo simples de vida artificial – eles nascem, aprendem os movimentos “ensinados” pelo interator, se movimentam de acordo com o que aprenderam, eventualmente produzem novos agentes e, por fim, “morrem” (exceto pelo primeiro agente).

Novas gerações de agentes são identificados por diferentes tons de azul – quanto mais claro for o tom, mais distante a instância está do agente original.

De forma a controlar a quantidade de agentes simultâneos, eles tem uma expectativa de vida relativamente limitada. Apenas o primeiro agente é sempre preservado, de forma a garantir o funcionamento contínuo da instalação. O repertório deste primeiro agente é constantemente esvaziado, a partir da primeira “memória”, também como uma forma de preservar o equilíbrio do sistema a médio e longo prazo.

Estes mecanismos, além de garantirem o bom funcionamento do aplicativo (evitando sobrecarregar o processador), também servem para deixar mais claro para o interator o que está acontecendo no sistema, bem como os efeitos e implicações dos seus gestos.

Atualização

Esta é uma versão atualizada do experimento original, produzido em 2009. O comportamento geral do sistema mudou e foram realizados alguns ajustes, e outras alterações estéticas, tais como:

  • Área maior (fluída, se adapta à resolução);
  • Interface, com comentários e informações adicionais;
  • Gesto agora produz um “risco”;
  • Ajustes diversos nas variáveis do sistema;

Links

  • O Projeto Amoreiras também é baseado em aprendizado artificial;
  • O jogo Nibballs tem uma mecânica semelhante (e bolinhas!)

[Post original de 2009/03/01. Edições: 2013/09/04 e 2013/12/06.]


See more generativo.