DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Esboços Procedurais procedural

Experimentos visuais generativos simples inspirados pela minha leitura do Processing: a programming handbook for visual designers and artists (Reas & Fry, 2007). Clique acima ou leia o post completo para ver as imagens com comentários.

(Clique nas imagens para ampliar. Também há um vídeo aqui.)

Emaranhado de linhas variando apenas opacidade e posição no eixo y de início e fim.

Esboços Procedurais


Padrão gerado a partir de um algoritmo simples de preenchimento. O espaço é preenchido unidade por unidade de maneira arbitrária e evitando colidir com o próprio preenchimento (quanto mais claro o quadrado, mais vezes ele tentou “escapar” do emaranhado antes de desistir.

Esboços Procedurais


Imagem semelhante à anterior. Depois de algumas iterações da versão maior, novas tentativas com as unidades menores eram executadas por entre os espaços restantes.

Esboços Procedurais


O mesmo processo, com círculos no lugar dos quadrados.

Esboços Procedurais


O mesmo algoritmo, só que na imagem maior as unidades tem sempre o mesmo tamanho. A aparência é de uma textura rugosa orgânica (o efeito é maior quando visto em tamanho reduzido – embaixo à esquerda). Embaixo à direita o algoritmo após apenas algumas iterações.

Esboços Procedurais


Esta é uma primeira versão dos algoritmos anteriores. Achei esta imagem interessante por causa da seta que surgiu inesperadamente (na parte de baixo).

Esboços Procedurais

[Post originalmente publicado em 2010/05. Reformatado em 2013/08.]


See more generativo.