DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
rgb2xyz 3d+algoritmo

Na série rgb2xyz eu transporto imagens 2D para o espaço 3D de acordo com os valores RGB de cada pixel. As imagens resultantes são únicas e permitem novos olhares – ou visualizações – da informação das imagens originais.

Veja as imagens no post completo, abaixo (clique nelas para ampliar).

rgb2xyz

Esta série foi criada no software 3d Studio MAX com a sua linguagem nativa Maxscript. O algoritmo é relativamente simples: os pixels da imagem original são representados por esferas (de mesma cor do pixel correspondente) no espaço 3D, com suas posições (x,y,z) determinadas pelos respectivos valores de cor (r,g,b).

Escolhi como referência para esta série quatro imagens de naturezas bem diversas, de forma a explorar ao máximo as qualidades e aspectos que seriam favorecidos e evidenciados pela transformação proposta.

As imagens são a Mona Lisa (representando uma arte clássica), a Banana do Andy Warhol (visual mais estilizado), Marilyn Monroe (uma fotografia deveras icônica) e a Natureza.

A seguir detalho as visualizações e experimentos realizados com cada uma das quatro referências originais.


Mona Lisa

Mona Lisa

A representação rgb2xyz da Mona Lisa reflete a predominância do marrom e tons próximos, bem como a homogeneidade no uso das cores (o volume é coeso, sem protuberâncias significativas ou elementos ‘soltos’).

Mona Lisa

Imagens da versão ‘plana’ (com os elementos posicionados de acordo com a posição original) podem ser vistas abaixo. Criei versões ‘planas’ para todas as imagens, de forma a servir de comparação (e também porque gosto do visual ‘arredondado-pixelado’).

Mona Lisa

Mona Lisa


Banana do Andy Warhol

Andy Warhol's Banana

A representação rgb2xyz da Banana do Andy apresenta uma configuração interessante, desenhando uma espécie de triângulo no espaço, uma vez que a imagem é composta de basicamente três cores (amarelo, branco e preto).

Andy Warhol's Banana

Além da versão ‘plana’ , também experimentei uma variação, com a posição z dos elementos determinada pela intensidade de cor – o resultado não ficou grandes coisas.

Andy Warhol's Banana

Andy Warhol's Banana


Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

Bastante interessante Mrs. Monroe em rgb2xyz. A imagem é visualmente (além de historicamente, é claro) icônica, e assim se assemelha à Banana de Andy – isso se reflete na ‘ordem’ do volume resultante.

Mas como ela é uma fotografia, possui um aspecto mais orgânico, que pode ser percebido na continuidade da forma.

Marilyn Monroe

Coincidência ou não, o formato, digamos, vigoroso do volume tridimensional é bastante sugestivo.

Marilyn Monroe

Para esta imagem, além da versão ‘plana’ de costume, também gerei uma visualização em resolução mais alta (maior densidade de esferas).

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

 


Natureza

Nature

O volume rgb2xyz da natureza é relativamente grande, sugerindo a maior variação de tons (em torno da cor base – verde) em um ambiente natural em comparação com as imagens ‘artificiais’.

Nature

Outro aspecto curioso que me parece ser evidenciado nesta representação é a compressão do espaço de cores que acontece no momento do registro fotográfico (e na transcodificação digital), visível pelos ‘cantos duros’ no volume tridimensional (contrastando com o caráter orgânico da cena registrada). Posso estar enganado…

A versão ‘plana’ da Natureza ficou bem bonita.

Nature


Experimentos e Testes

Além destas visualizações, fiz mais alguns experimentos, de forma a explorar um pouco mais as características da transformação rgb2xyz.

Em um dos experimentos, gerei uma imagem no Photoshop contendo apenas ruído (efeito ‘noise’). Gerei a versão rgb2xyz da imagem pensando que isso levaria ao preenchimento homogêneo do espaço tridimensional. O resultado foi bem diferente do esperado – os elementos se concentraram nas ‘bordas’ (ou arestas), indicando que este filtro cria um ruído bem específico, que varia bastante as cores em si, mas mantém a intensidade delas ao máximo.

Experimentos e Testes

Note que há alguns elementos dispersos no centro do espaço – acredito que eles sejam referentes à imagem original sobre a qual apliquei o filtro de ruído (usei a imagem original da Mona Lisa como base).

Depois apliquei um ‘blur’ (desfoque) na imagem original do ruído, de forma a constatar a alteração na representação rgb2xyz. Veja abaixo, à esquerda a imagem do ruído – sem blur (em cima) e com blur (embaixo) -,  e à direita as representações em rgb2xyz das imagens.

Experimentos e Testes

Note que o blur leva a uma aproximação entre as cores dos pixels da imagem, como era de se esperar.

Também criei uma composição mostrando a fusão das duas representações da imagem de ruído (com e sem blur), em uma mesma perspectiva ortogonal.

Experimentos e Testes

Antes de gerar as visualizações das imagens mostradas acima, fiz um teste com uma imagem teste contendo apenas as cores puras do espaço RGB (vermelho, verde e azul), em proporções iguais.

Como esperado, o resultado foi a concentração dos elementos na ponta de cada eixo (x,y,z), correspondendo às cores (r.g,b).

Experimentos e Testes

Experimentos e Testes

Também fiquei curioso para ver o espaço rgb2xyz totalmente preenchido (como se fosse a paleta de cores relativa a este espaço).

Modifiquei um pouco o algoritmo (que originalmente se baseava em uma imagem) e gerei o modelo correspondente (esqueci de fazer a vista do topo).

Experimentos e Testes

Como o processo de amostragem e geração do modelo tridimensional é bastante demorado (principalmente no meu modesto computador), antes de mais nada eu fiz alguns testes de forma a decidir qual seria a resolução de amostragem ideal.

Experimentos e Testes

Por fim, para descontrair, criei um monstrinho com base em algumas das imagens geradas.

Experimentos e Testes

Obs: a idéia para esta série foi inspirada em um ótimo trabalho da amiga Juliana Henno, estudiosa das cores.


See more 3d.