DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Ruído Branco som

Update: baixe um mp3 com uma hora de chuva aqui.

Mês passado descobri algumas aplicações bacanas para o Ruído Branco. Isso tem me quebrado tanto o galho que decidi publicar por aqui alguma informação e links sobre o assunto.

Eu já conhecia o conceito de ruído branco, principalmente no seu uso como base na geração de sons e efeitos através de sintetizadores. É o equivalente sonoro à luz branca – consiste na soma de todas as frequências sonoras em iguais quantidades. Mas eu nunca tinha pensado no ruído branco como uma maneira de amenizar ruídos externos (ou mesmo internos, no caso de quem sofre de zumbido no ouvido).

Seguindo a analogia com a luz branca, se você estiver em um quarto escuro e alguém ficar acendendo e apagando uma lanterna, essa luz será facilmente percebida (e vai te incomodar) – mas se você ligar a luz do quarto, a pessoa não pode te incomodar mais. O ruído branco tem um efeito similar – você continua ouvindo os barulhos incômodos, só que eles são amenizados ou mesmo desaparecem por trás do ruído branco homogêneo (analogia cortesia da wikipedia).

Tem um gerador de ruído bacana gratuito (em Flash) em www.simplynoise.com. Note que além do ruído branco há outras “cores” de ruído, como o marrom ou o rosa – diferentes cores de ruído ajudam a mascarar diferentes frequências de ruídos externos e tem diferentes propriedades particulares, mas no geral o princípio é o mesmo.

 

Chuva
Certos tipos de som ambiente também podem ser utilizados com o mesmo resultado, como o som de chuva, por exemplo (o meu preferido, por sinal). O princípio é o mesmo – um som constante, sem características particulares que chamam a atenção, e que encobrem um escopo relativamente amplo de frequências sonoras (porisso ouvir música não funciona tão bem para esse tipo de coisa, pois é algo que te distrai e tem muita variação de volume – a não ser que seja um album que você conhece muito bem, ou que seja bem homogêneo, por exemplo).

Recomendo o áudio com uma excelente gravação de chuva que tem neste site aqui: www.rainymood.com (curiosamente, ele inclui o som de um carro de polícia passando ao longe em um determinado momento, talvez para tranquilizar o ouvinte…wtf?).

PS: mais links úteis aqui (um amigo usa este app para o iphone, que parece ser muito bom).

PPS: utilize com moderação – saturar um sentido por muito tempo não é uma boa idéia (eu mesmo só uso quando não tenho outra opção…)


See more blog.

  

Não há comentários »

Nenhum comentário.

Feed RSS para os comentários deste post. Trackbacks

Deixe um comentário