DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
A Figura Humana (trechos) livro

Algumas curiosas citações selecionadas do volume 6 da série A Pintura, dedicado à Figura Humana.

Da perfeição das diversas partes do corpo da mulher

“Segundo [os artistas hábeis], é preciso que a mulher tenha estatura mediana, para que não incorra no defeito de ser muito grande ou pequena demais”

“O rosto gracioso, não desfigurado por nenhuma ruga; o pescoço, um pouco alongado, carnudo, torneado, de um branco níveo, desenvolto, sem pêlo algum.

[O]s seios ou mamas, levemente separados, redondos, sem nenhuma flacidez ou moleza, projetando-se moderadamente do colo.

As nádegas redondas, carnudas, de um branco níveo, arrebitadas, jamais caídas. As coxas, cheias, sobretudo no ponto em que se juntam às nádegas; o joelho, carnudo e redondo. A perna deve ser reta (…)”


As medidas que deve ter o corpo do homem perfeitamente proporcionado

“Ele possui uma costela a menos que a mulher, do lado esquerdo. E possui ossos em todo o corpo. Sua natureza, ou melhor, sua vara, deve ter a medida que agrade às mulheres; que seus testículos sejam pequenos, de bela aparência e frescos.”

Representando a figura humana

“[C]omo, para vestir uma pessoa, primeiro a desenhamos nua e depois a envolvemos de pano, da mesma forma, ao pintar um nu, primeiro colocamos os ossos e os músculos, que depois cobrimos com as carnes…”

“Os membros dos mortos devem estar mortos, até as unhas. Dos vivos esteja viva a menor das partes.”

“[A] dificuldade de encontrar uma mulher cuja cabeça seja de bela forma e que queira permanecer durante três horas na presença de cerca de sessenta pessoas.”

O pavor

“A boca bem aberta mostra o abalo do coração, pelo sangue que se concentra em sua direção, o que o obriga, se quiser respirar, a fazer um esforço que faz a boca se abrir dessa maneira extrema e que, ao passar pelos órgãos da voz, provoca um som absolutamente desarticulado.”

A orelha

“Sem insistir nesse ponto, eu gostaria de lembrar que a orelha contribui muito para o caráter da cabeça, e que é muito importante exprimi-la por inteiro e com cuidado, e não se contentar em sugeri-la com um traço.”

Os músculos

“Os músculos são meus amigos, mas não conheço nenhum deles pelo nome.”

E, por fim

“Nas imagens humanas produzidas pela arte, a calma é a primeira beleza do corpo, assim como na vida a sabedoria é a mais elevada expressão da alma.”

Obs: não especifiquei o autor das citações – quem se interessar, faça uma busca aqui.


See more blog.

  

1 Comentário »

  1. […] Outros trechos de livros: – Mate-Me Por Favor – A Figura Humana […]

    Pingback de Paulo Leminski | 7luas — 2013/09/18 @ 18:28

Feed RSS para os comentários deste post. Trackbacks

Deixe um comentário