DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Homem Pixel pixel art

Homem Pixel

  

Gilberto dos Santos Prado perfil

[English version of this post currently not available.]

Na semana passada o professor Gilbertto dos Santos Prado foi homenageado em um evento na ECA/USP, no qual também foi homenageado o professor Armando Sérgio da Silva (CAC). Gilbertto orientou minhas pesquisas de doutorado e mestrado, além de ser o coordenador do Grupo Poéticas Digitais, com o qual colaborei durante todo o período em que eu fazia parte do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais (posts).

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

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Músicas Amor Moderno 2016 música

Terceira compilação musical de gravações caseiras lofi! São três músicas minhas (novas e antigas), três covers e uma composição do Português mesnitu. Músicos convidados em duas das faixas (créditos abaixo). PS: tem trem passando na maioria das faixas.

Ouça no vídeo acima ou no player (post completo).
Baixe em mp3: zip (7 faixas, 46.3MB, 24.09min) | m3u

PS: compilações anteriores aqui

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Computers and Code in the Media tweets

Below is a selection of my tweets on or about what I consider to be confusions, misunderstandings and blunders, both in the media and popular culture, about topics related to my research (such as – but not limited to – technology, coding, games, AI, procedurality, language etc.).

Links may be either directly to said confusing content or to a related commentary/post on them. Enjoy!

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Chromatic Connections experiment

Chromatic Connections
[Versão em Português não disponível.]

Experiments in image processing. The algorithm connects pixels with similar RGB values using lines, resulting in a “sketch” look.

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Expressividade Procedural pesquisa

Expressividade ProceduralExpressividade Procedural

Pesquisa de doutorado sobre o uso expressivo das mídias digitais, desenvolvida no programa de Artes Visuais da ECA/USP, com sanduíche na University College London, no Reino Unido.

Tese defendida em 20 de Maio de 2016.

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Hour of Code education

Hour of Code (Code.org)
[Versão em português ainda não disponível para este post.]

Hour of Code is an initiative of Code.org, an organization dedicated to make computer science and programming more accessible for young students (or really anyone wanting to learn to code).

Procedural literacy is a relevant topic in my research, which is about procedural expressiveness. I’ve been meaning to do an “Hour of Code” since it first came out, a couple of years ago. The recent release of a course based on the movie Star Wars: The Force Awakens seemed like a good opportunity for that.

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ProcJam 2015 blog

ProcJam 2015
I participated with two works in the Procedural Generation Jam 2015: Branco and Algorithmic Opera.

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Firula toy

Firula

Firula é um brinquedo para desenhar – clica aqui para abrir. Você pode apenas assistir a animação ou fazer suas próprias firulas. Feito com p5.js, uma biblioteca Javascript baseada no Processing.

Teclado: C limpa tela, S salva e R reinicia.
Touchscreen: toque com os dois dedos no topo (limpa), embaixo (salva) ou topo-esquerda (reinicia).

No post completo tem algumas imagens e modos extras.

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Destruir x Criar 360 COMIC

Clique e mova o mouse na imagem abaixo.


[English version of this work not currently available.]

Texto: trecho de 8 1/2 – Fellini.

  

Creative Coding: Comercial Applications cases

The following is a selection of practical examples of interesting projects and products related to creative/expressive coding (topic of PhD research). The idea here is to shift the focus from artistic, expressive or experimental projects, which I usually deal with in my studies, to the more comercial applications in the creative industry.

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Day/Nite poetry

Day/Nite

A little concrete poetry with SVG. Click here (new tab).

  

3D Snake prototype

3D Snake (Unity prototype)
[Versão em português não disponível para este post.]

This is a prototype I began developing in Unity. For now it’s basically a 3D snake-like game, however the plan is to have a different and more sophisticated game mechanics and theme.

Click images below (full post) to make them bigger.
Read more about my experience with Unity here.

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Autoria Procedural palestra

Emprego Expressivo da Autoria Procedural (Palestra Anhembi Morumbi)

Apresentei a palestra Emprego Expressivo da Autoria Procedural no Encontro de Pesquisadores em Design 2016/1. O evento fez parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Com organização do Prof. Dr. Gilbertto Prado, o evento aconteceu no dia 28 de Abril de 2016, às 14h, Sala 185, no 8o andar.

Clique acima para ver o folder do evento.

PPGDesign Universidade Anhembi Morumbi

  

Unity ferramenta

Unity

Unity é um engine e uma ferramenta de autoria multi-plataforma, mais popularmente utilizada em jogos. Está sendo empregada no desenvolvimento da nova versão do MissionMaker, que por sua vez também é um aplicativo para criação de jogos, parte do projeto Playing Beowulf. Trabalhei neste projeto no ano passado como parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento no London Knowledge Lab.

Neste post faço uma breve introdução ao Unity e apresento alguns dos meus próprios experimentos com ele.

Nota: posts sobre Playing Beowulf, MissionMaker 2 (em inglês) e minha pesquisa.

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The Career of Harold Cohen talk

[Tradução em português não disponível para este post.]

Harold Cohen‘s speech for his Lifetime Achievement award at the ACM SIGGRAPH 2014 is a great opportunity to learn about his amazing career as an artist and researcher in computational art (video above).

Read the full post for selected quotes, images and commentary.

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