DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Sobre o Autor

Sobre

[This page in english here]

Daniel Ferreira é artista/designer em diferentes linguagens e mídias, tradicionais e digitais, com um PhD em mídias digitais/arte. Brasileiro, morou e trabalhou muitos anos em São Paulo. Atualmente trabalha como designer e desenvolvedor no British Safety Council em Londres (Reino Unido), produzindo conteúdo e soluções criativas e inovadoras para aprendizado digital.

Categorias e contato no menu do topo, à direita.
Siga os twitters: pesquisa, criação, hq, música
Links pro linkedin e cv lattes.

Saiba mais abaixo (versão resumida).


Pesquisa

Minha pesquisa de doutorado foi sobre o uso expressivo do meio digital. Parte deste estudo foi desenvolvido no London Knowledge Lab (University College London, Institute of Education), como pesquisa “sanduíche”, com apoio do CNPq. O doutorado fez parte do programa de Artes Visuais da ECA/USP, sob orientação de Gilbertto Prado e apoio da CAPES.

Este estudo deu seguimento a uma pesquisa de mestrado no mesmo tema, que teve apoio do prêmio Itaú Rumos, bem como da CAPES.

Possui graduação em Engenharia da Computação pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas).

Foi membro dos grupos de pesquisa Poéticas Digitais (coordenado por Gilbertto Prado) e Arte, Design e Mídias Digitais (ADMD, coordenado por Monica Tavares), ambos no Departamento de Artes Plásticas da ECA/USP.

Saiba mais nas seções blog, sobre, artigos/textos e falas/aulas


Arte Digital e Instalação

Colaborou com o Grupo Poéticas Digitais (CAP/ECA/USP) na produção de instalações como Catavento (2011; Museu Nacional da República, Brasília), Amoreiras (2010; Emoção Art.ficial 5.0, Itaú Cultural, São Paulo), Desluz (2009) e pedralumen (2009; Chain Reaction, Museum of the City of Skopje, Macedônia).

Sua produção pessoal em mídias digitais inclui a capa interativa Join Us (2013), a série experimental rg2xyz (2010), a obra Learn (2009) e Ópera Algorítmica (2010, com Lucila Meirelles).

Veja mais nas seções generativo e instalação.


Vídeo e Animação

Produz clipes de música, curtas, animações e outros experimentos audiovisuais. Entre os clipes estão Red Blues (2007; III Mostra Curta Audiovisual e Prêmio Dia Municipal do Rock, Campinas/SP), They Wont Let Me Run (2009) e O Meio É o Fim (2009).

Outros trabalhos incluem a vinheta Icarus e os experimentos em vídeo City Music (2007) e RGB (2007, com Adriana Ramalho).

Veja mais na seção vídeo/anima.


Quadrinhos e Desenhos

Publica a tirinha Amor Moderno online (e às vezes em zines/revistas). Outros trabalhos em arte sequencial incluem a série Gigante (XXXV Salão Internacional de Humor de Piracicaba, 2008) e as histórias The Room (2006), Foco Automático (2006) e O Banheiro (2013). Também publicava a tirinha semanal Publicidade Enganosa,

Desenhos e ilustrações incluem Promoção (XXXV Salão Internacional de Humor de Piracicaba, 2008), a charge Carlos Gomes (I Salão de Humor de Campinas), as séries Dibujos en España (2012) e Free Hotel (2005) e a capa para o livro Contos Sensuais… (2014).

Veja mais nas seções quadrinhos, ilustração e rabisco.


Música e Som

Membro da banda de roque Máquina Voadora e do projeto ouronão (ambos atualmente em hiato). Também grava músicas lo-fi e experimentais pelo projeto solo Modern Love. Era membro da banda de garage pop/rock The Lux, com dois álbuns gravados – Almost There (2004) e Going Home (2002).

Também produz experimentos, mashups e outras criações sonoras.

Saiba mais nas seções música e som.


Publicidade e Design

Trabalhou como Diretor de Arte e criativo em agências de publicidade, estúdios de design e arquitetura. Entre os projetos estão a produção de conteúdo para o Museu da Língua Brasileira (Fundação Roberto Marinho) e peças para a FOX Filmes, incluindo o site do filme Não Por Acaso (2007).

Veja mais nas seções comercial e web/interface.


Outras Produções

Outras criações incluem jogos e protótipos (como Nibballs, participante do FILE Games 2009), experimentos em tipografia (como a fonte Kuadriculado), objetos (e outras artes plásticas) e computação gráfica (3D).

Também já atuou como professor particular de Computação Gráfica e Flash (incluindo Actionscript).

  

Não há comentários »

Nenhum comentário.

Feed RSS para os comentários deste post. Trackbacks

Deixe um comentário