DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Todos os posts relacionados à minha pesquisa sobre o uso expressivo do meio digital. Filtre usando o menu azul.
Gilberto dos Santos Prado perfil

[English version of this post currently not available.]

Na semana passada o professor Gilbertto dos Santos Prado foi homenageado em um evento na ECA/USP, no qual também foi homenageado o professor Armando Sérgio da Silva (CAC). Gilbertto orientou minhas pesquisas de doutorado e mestrado, além de ser o coordenador do Grupo Poéticas Digitais, com o qual colaborei durante todo o período em que eu fazia parte do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais (posts).

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

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Computers and Code in the Media tweets

Below is a selection of my tweets on or about what I consider to be confusions, misunderstandings and blunders, both in the media and popular culture, about topics related to my research (such as – but not limited to – technology, coding, games, AI, procedurality, language etc.).

Links may be either directly to said confusing content or to a related commentary/post on them. Enjoy!

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Autoria Procedural palestra

Emprego Expressivo da Autoria Procedural (Palestra Anhembi Morumbi)

Apresentei a palestra Emprego Expressivo da Autoria Procedural no Encontro de Pesquisadores em Design 2016/1. O evento fez parte do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design da Universidade Anhembi Morumbi. Com organização do Prof. Dr. Gilbertto Prado, o evento aconteceu no dia 28 de Abril de 2016, às 14h, Sala 185, no 8o andar.

Clique acima para ver o folder do evento.

PPGDesign Universidade Anhembi Morumbi

  

Unity ferramenta

Unity

Unity é um engine e uma ferramenta de autoria multi-plataforma, mais popularmente utilizada em jogos. Está sendo empregada no desenvolvimento da nova versão do MissionMaker, que por sua vez também é um aplicativo para criação de jogos, parte do projeto Playing Beowulf. Trabalhei neste projeto no ano passado como parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento no London Knowledge Lab.

Neste post faço uma breve introdução ao Unity e apresento alguns dos meus próprios experimentos com ele.

Nota: posts sobre Playing Beowulf, MissionMaker 2 (em inglês) e minha pesquisa.

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The Career of Harold Cohen talk

[Tradução em português não disponível para este post.]

Harold Cohen‘s speech for his Lifetime Achievement award at the ACM SIGGRAPH 2014 is a great opportunity to learn about his amazing career as an artist and researcher in computational art (video above).

Read the full post for selected quotes, images and commentary.

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Obras Digitais no FILE 2015 exposição

FILE 2015

Participo com duas obras digitais na categoria Media Art na exposição do FILE 2015, em São Paulo, de 15 de Junho a 19 de Julho de 2015 (programação).

As obras são Learn, um experimento em aprendizado artificial, e Join Us, uma “capa interativa” que fiz para a banda Venus Volts (saiba mais e acesse as obras nos links).

Meus posts sobre edições anteriores: 2009, 2011 e 2013.

  

Fazendo Sentido da Proceduralidade artigo

Artigo escrito durante minha pesquisa no London Knowledge Lab (Institute of Education UCL). Trabalhei no projeto Playing Beowulf, que envolve o desenvolvimento de um aplicativo para criação de jogos baseados no poema épico anglo-saxão Beowulf. No texto, cujo título original em inglês é “The Meaning Potential of Procedurality”, eu exploro os aspectos mais teóricos do meu estudo no projeto.

Este artigo é citado no livro Researching New Literacies: Design, Theory, and Data in Sociocultural Investigation (2017, Peter Lang/Gbooks), no capítulo 9: Games, films and media literacy: frameworks for multimodal analysis (PDF). O capítulo foi escrito por Andrew Burn (UCL), orientador do meu doutorado sanduíche no Reino Unido em 2015 (website).

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O Sistema de Beowulf fala

Participei da conferência Storytelling in the Medieval World (University College London), apresentando uma palestra intitulada “The story of Beowulf in schools: adaptations and explorations in different media”, juntamente com Theo Bryer e Jane Coles (IOE UCL).

Falei sobre o uso da autoria procedural e criação de videogames no contexto de Playing Beowulf (post) e apresentei um vídeo mostrando um dos jogos desenvolvidos no workshop piloto do projeto.

A palestra aconteceu em 11 de Abril de 2015, no belo Gustave Tuck Lecture Theatre da UCL.

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Creative Coding: Comercial Applications cases

The following is a selection of practical examples of interesting projects and products related to creative/expressive coding (topic of PhD research). The idea here is to shift the focus from artistic, expressive or experimental projects, which I usually deal with in my studies, to the more comercial applications in the creative industry.

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Expressividade Procedural pesquisa

Expressividade ProceduralExpressividade Procedural

Pesquisa de doutorado sobre o uso expressivo das mídias digitais, desenvolvida no programa de Artes Visuais da ECA/USP, com sanduíche na University College London, no Reino Unido.

Tese defendida em 20 de Maio de 2016.

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Hour of Code education

Hour of Code (Code.org)
[Versão em português ainda não disponível para este post.]

Hour of Code is an initiative of Code.org, an organization dedicated to make computer science and programming more accessible for young students (or really anyone wanting to learn to code).

Procedural literacy is a relevant topic in my research, which is about procedural expressiveness. I’ve been meaning to do an “Hour of Code” since it first came out, a couple of years ago. The recent release of a course based on the movie Star Wars: The Force Awakens seemed like a good opportunity for that.

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ProcJam 2015 blog

ProcJam 2015
I participated with two works in the Procedural Generation Jam 2015: Branco and Algorithmic Opera.

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Neural Networks (Google Research) blog

Here is an amazing post at the Google Research blog about some very interesting work being done in Neural Networks and image interpretation/classification.

I selected some quotes below – but the post is worth a read (emphasis added).

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Arte e Pesquisa seminário

Art and Research

Participarei com um poster no Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares, entre os dias 8 e 10 de Junho de 2015, no Paço das Artes (USP, São Paulo).

Este evento traz como foco a relação entre arte e pesquisa. Visa investigar como as mídias digitais podem expandir os cruzamentos entre o “fazer” e o “saber” artísticos e, como, podem induzir possíveis rupturas de paradigmas no âmbito da arte contemporânea. Este Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares é pensado como espaço de troca e de migração de pensamentos e ideias e, sobretudo, como um ambiente em que a diversidade de saberes amplia o intercâmbio entre a produção e a reflexão artísticas.

Meu poster foi sobre a pesquisa que desenvolvi no London Knowledge Lab (Institute of Education UCL), como parte do meu doutorado “sanduíche” no Reino Unido (post).

A organização do evento é de Gilbertto Prado, Monica Tavares (ECA/USP), e Priscila Arantes (Paço das Artes e UAM).

Crédito da imagem (e ajuda com o poster): Maurício Taveira.

  

Janet Murray’s 1998 TED Talk talk

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

An interesting 1998 TED Talk by Janet Murray is now available online (video above, or click here). For those who follow her work most of this is already known, but I think it is still worth it to check it out.

Here is Murray’s introduction to it from this post on her blog:

The folks at TED have kindly dug up for me my 1998 talk which I still stand behind and which predicts the future well, but is also still timely. It is longer than the current crop, and more spontaneous. It falls into 4 segments and it references other talks, some of which are on the TED website but most of which are not.

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Palavras Sobre Jogos pesquisa

Palavras Sobre Jogos

Rob Sherman é escritor e designer de jogos de ficção interativa, atualmente fazendo residência como escritor na British Library. Ele acredita que o potencial expressivo dos jogos digitais ainda não foi plenamente explorado.

Neste post eu apresento e comento algumas das ideias de Sherman. Eu também reflito sobre as diferenças fundamentais entre a sua perspectiva e a minha própria pesquisa.

Nota: por conta do grande volume de texto das citaçoes em inglês, elas não estão traduzidas.

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