DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Instalações e obras de arte digital em colaboração com grupos e artistas.
ZN:PRDM instalação

ZN:PRDM (Grupo Poéticas Digitais, 2013)ZN:PRDM (Grupo Poéticas Digitais, 2013)

Em Zona Neutra: Passa um Rio Dentro de Mim (ZN:PRDM), através de distintas marcações por radiestesistas e de mapas existentes, buscamos os indícios e sinais de fluxos subterrâneos nos caminhos sobrepostos e retificados das nossas cidades.

Colaboração com o Grupo Poéticas digitais (site|nova aba).

Desenvolvido no contexto do Simpósio ZL Vórtice: Intervenções Urbanas – Laboratório, no Centro Universitário Maria Antônia – USP (de Março a Junho de 2013). Projeto apresentado em 19 de Junho por Gilbertto Prado (vídeo).

LEIA MAIS
  

Ópera Algorítmica instalação/artigo

Ópera Algorítmica

Editing will become the writing of a software program that will tell the computer how to arrange (i.e., shot order, cuts, dissolves, wipes, etc.) the information on the disc, playing it back in the specified sequence in real time or allowing the viewer to intervene.

(Bill Viola, 1995)

Ópera Algorítmica (2011) é um projeto de instalação que propõe uma releitura do registro videográfico de uma performance. Na obra, o vídeo do artista plástico José Roberto Aguilar é reproduzido continuamente, de acordo com uma série de regras que definem cortes, repetições e ritmos em tempo real. Parceria com a artista Lucila Meirelles.

– Veja registros estáticos da execução da obra, em vídeo e imagens.
– Participou no ProcJam 2015 (post).
– Baixe um artigo (pdf) sobre a obra (resumo abaixo).

LEIA MAIS
  

Projeto Amoreiras instalação

Projeto Amoreiras

O Projeto Amoreiras é sobre autonomia, aprendizado artificial, natureza e meio ambiente. Instalação produzida em colaboração com o Grupo Poéticas Digitais. Mais informações e imagens no site do grupo, aqui.

Produzido no contexto do edital Emoção Art.ficial 5.0 (post|bienal).

Também exposta na III Mostra 3M de Arte Digital (Tomie Ohtake, 2012) e como documentário na FASE 3 (Buenos Aires, 2011), EmMeio (Museu Nacional da República, Brasília, 2010) e Softborders (Galeria de Artes da Unesp, 2011). Mais informações no post completo, abaixo.

LEIA MAIS
  

pedralumen instalação+web

A obra pedralumen é uma instalação sobre palavras e seus significados. Consiste em um objeto e um website, através do qual usuários podem contribuir. Participei da produção junto ao Grupo Poéticas Digitais. Imagens no post completo.

Apresentado na exposição EM MEIOS, no Museu Nacional da República (Brasília, DF), em Outubro de 2008, e sob o nome lightningstone na mostra Chain Reaction, no Museum of the City of Skopje, Macedônia (curadoria de Cveta Spasova), também em 2008.

Visite a página do projeto no site do grupo aqui (abre em nova aba).

LEIA MAIS
  

Encontros instalação

Dois aparelhos celulares exibem em suas telas composições em vídeo do fluxos de águas de duas tonalidades distintas. Eles se deslocam de acordo com as mudanças das marés e com o volume de buscas pela palavra “encontro” na internet. A mola se distende e se tensiona, demarcando o espaço e o curso do fluxo/movimento. Imagens no post completo.

Colaboração com o Grupo Poéticas Digitais (site|nova aba).

Exibida na exposição 1.ART, no Museu Nacional da República (Brasília,DF), de 2 a 30 de Outubro de 2012, e na exibição Continuum, no IV Festival de Arte e Tecnologia do Recife, Centro Cultural Correios (Recife, PE), de 2 a 30 de Outubro de 2013.

LEIA MAIS
  

Catavento instalação

Catavento (2011)

Catavento é um projeto sobre o diálogo de céus e de nuvens que se formam em função do local, da intensidade e da direção dos ventos. Imagens no post completo.

O trabalho foi produzido para projeção externa na fachada curva do Museu Nacional da República em Brasília, na exposição Em Meio #3, parte do #10.ART em Agosto de 2011. Participei da produção da obra juntamente com o Grupo Poéticas Digitais.

Saiba mais na página do projeto no site do grupo, aqui.

LEIA MAIS
  

Desluz instalação

DesluzDesluz

Um cubo de luz cujo brilho só pode ser visualizado através do visor de um celular ou máquina fotográfica digital. Desluz é uma instalação criada pelo grupo Poéticas Digitais, com minha participação. Leia o resto deste post para fotos e mais informações, ou acesse a página da obra no site do grupo, aqui.

O trabalho foi apresentado em 2009 na Galeria Espaço Piloto, na exposição do congresso #8.ART (na UnB, em Brasília) e em 2010 na Galeria Luciana Brito, na mostra Galeria Expandida, com curadoria de Christine Mello.

LEIA MAIS