DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Criações e experimentos generativos, procedurais e programáticos.
Firula toy

Firula

Firula é um brinquedo para desenhar – clica aqui para abrir. Você pode apenas assistir a animação ou fazer suas próprias firulas. Feito com p5.js, uma biblioteca Javascript baseada no Processing.

Teclado: C limpa tela, S salva e R reinicia.
Touchscreen: toque com os dois dedos no topo (limpa), embaixo (salva) ou topo-esquerda (reinicia).

No post completo tem algumas imagens e modos extras.

LEIA MAIS
  

Chromatic Connections experiment

Chromatic Connections
[Versão em Português não disponível.]

Experiments in image processing. The algorithm connects pixels with similar RGB values using lines, resulting in a “sketch” look.

LEIA MAIS
  

Ossos procedural

Ossos/Bones

Simulador de esqueletos (não interativo). Clique acima (versão estática aqui).

  

Join Us interativo

Capa Interativa - Join Us (Venus Volts)Capa Interativa - Join Us (Venus Volts)

Clique acima para acessar a “capa interativa” produzida para o lançamento do single Join Us da banda Venus Volts (abre em nova aba).

Veja abaixo uma lista dos blogs que publicaram a capa interativa.

LEIA MAIS
  

Ópera Algorítmica instalação/artigo

Ópera Algorítmica

Editing will become the writing of a software program that will tell the computer how to arrange (i.e., shot order, cuts, dissolves, wipes, etc.) the information on the disc, playing it back in the specified sequence in real time or allowing the viewer to intervene.

(Bill Viola, 1995)

Ópera Algorítmica (2011) é um projeto de instalação que propõe uma releitura do registro videográfico de uma performance. Na obra, o vídeo do artista plástico José Roberto Aguilar é reproduzido continuamente, de acordo com uma série de regras que definem cortes, repetições e ritmos em tempo real. Parceria com a artista Lucila Meirelles.

– Veja registros estáticos da execução da obra, em vídeo e imagens.
– Participou no ProcJam 2015 (post).
– Baixe um artigo (pdf) sobre a obra (resumo abaixo).

LEIA MAIS
  

Manafox Remix arte sonora

Manafox RemixManafox Remix

Experimento sonoro para geração de ritmos e loops com base em um arquivo de áudio qualquer. Clique acima para executar (aguarde carregar – 2MB) ou ouça um registro estático no post completo, abaixo.

Esta versão usa como base a música Rabbit Skinner, de David Sylvian.

LEIA MAIS
  

rgb2xyz 3d+algoritmo

Na série rgb2xyz eu transporto imagens 2D para o espaço 3D de acordo com os valores RGB de cada pixel. As imagens resultantes são únicas e permitem novos olhares – ou visualizações – da informação das imagens originais.

Veja as imagens no post completo, abaixo (clique nelas para ampliar).

LEIA MAIS
  

Line procedural

Line (2010)

Clique acima para abrir (Flash). Veja algumas imagens.

Mova o mouse para “desenhar”, clique para pausar, barra de espaço para resetar.

  

Day/Nite poetry

Day/Nite

A little concrete poetry with SVG. Click here (new tab).

  

ProcJam 2015 blog

ProcJam 2015
I participated with two works in the Procedural Generation Jam 2015: Branco and Algorithmic Opera.

LEIA MAIS
  

Learn interativo

Learn (2009)Learn (2009)

Learn é um experimento interativo baseado em um algoritmo simples de aprendizado artificial. As bolinhas nascem, se movem de acordo com movimentos que “aprenderam” do interator e morrem. Clique acima para interagir (abre em nova aba).

Veja uma animação criada com base neste experimento aqui (nova aba).

LEIA MAIS
  

Cubes anima

Cubes (2013)

A vida secreta dos cubos. Assista no youtube. Clique acima para imagens.

Trilha sonora não é minha. Experimento de arte. 3dS Max/MaxScript, Adobe Premiere.

  

Scribbles (Adrian Ward) algoritmo

Programar é uma forma de arte tanto quanto, digamos, a pintura é um processo técnico. (Ward, 1999)

Scribbles é um algoritmo que rabisca, criado por Adrian Ward.
Veja a minha versão em Processing aqui (abre nova aba).
Leia o post completo para imagens e mais informações.

Atenção (2014/02/01): por conta de novas exigências de segurança do Java, para executar o aplicativo é necessário diminuir o nível de segurança para “Médio” (no Windows é no Painel de Controle).

LEIA MAIS
  

Esboços Procedurais procedural

Experimentos visuais generativos simples inspirados pela minha leitura do Processing: a programming handbook for visual designers and artists (Reas & Fry, 2007). Clique acima ou leia o post completo para ver as imagens com comentários.

LEIA MAIS
  

Projeto Amoreiras instalação

Projeto Amoreiras

O Projeto Amoreiras é sobre autonomia, aprendizado artificial, natureza e meio ambiente. Instalação produzida em colaboração com o Grupo Poéticas Digitais. Mais informações e imagens no site do grupo, aqui.

Produzido no contexto do edital Emoção Art.ficial 5.0 (post|bienal).

Também exposta na III Mostra 3M de Arte Digital (Tomie Ohtake, 2012) e como documentário na FASE 3 (Buenos Aires, 2011), EmMeio (Museu Nacional da República, Brasília, 2010) e Softborders (Galeria de Artes da Unesp, 2011). Mais informações no post completo, abaixo.

LEIA MAIS
  

Fake 3D interativo