DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Blog de pesquisa sobre o uso expressivo do meio digital. Mais sobre a pesquisa no menu azul.
Gilberto dos Santos Prado perfil

[English version of this post currently not available.]

Na semana passada o professor Gilbertto dos Santos Prado foi homenageado em um evento na ECA/USP, no qual também foi homenageado o professor Armando Sérgio da Silva (CAC). Gilbertto orientou minhas pesquisas de doutorado e mestrado, além de ser o coordenador do Grupo Poéticas Digitais, com o qual colaborei durante todo o período em que eu fazia parte do Programa de Pós-Graduação de Artes Visuais (posts).

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

Gilberto em reunião do Poéticas Digitais (Out/2011)

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Computers and Code in the Media tweets

Below is a selection of my tweets on or about what I consider to be confusions, misunderstandings and blunders, both in the media and popular culture, about topics related to my research (such as – but not limited to – technology, coding, games, AI, procedurality, language etc.).

Links may be either directly to said confusing content or to a related commentary/post on them. Enjoy!

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Unity ferramenta

Unity

Unity é um engine e uma ferramenta de autoria multi-plataforma, mais popularmente utilizada em jogos. Está sendo empregada no desenvolvimento da nova versão do MissionMaker, que por sua vez também é um aplicativo para criação de jogos, parte do projeto Playing Beowulf. Trabalhei neste projeto no ano passado como parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento no London Knowledge Lab.

Neste post faço uma breve introdução ao Unity e apresento alguns dos meus próprios experimentos com ele.

Nota: posts sobre Playing Beowulf, MissionMaker 2 (em inglês) e minha pesquisa.

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The Career of Harold Cohen talk

[Tradução em português não disponível para este post.]

Harold Cohen‘s speech for his Lifetime Achievement award at the ACM SIGGRAPH 2014 is a great opportunity to learn about his amazing career as an artist and researcher in computational art (video above).

Read the full post for selected quotes, images and commentary.

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Obras Digitais no FILE 2015 exposição

FILE 2015

Participo com duas obras digitais na categoria Media Art na exposição do FILE 2015, em São Paulo, de 15 de Junho a 19 de Julho de 2015 (programação).

As obras são Learn, um experimento em aprendizado artificial, e Join Us, uma “capa interativa” que fiz para a banda Venus Volts (saiba mais e acesse as obras nos links).

Meus posts sobre edições anteriores: 2009, 2011 e 2013.

  

Palavras Sobre Jogos pesquisa

Palavras Sobre Jogos

Rob Sherman é escritor e designer de jogos de ficção interativa, atualmente fazendo residência como escritor na British Library. Ele acredita que o potencial expressivo dos jogos digitais ainda não foi plenamente explorado.

Neste post eu apresento e comento algumas das ideias de Sherman. Eu também reflito sobre as diferenças fundamentais entre a sua perspectiva e a minha própria pesquisa.

Nota: por conta do grande volume de texto das citaçoes em inglês, elas não estão traduzidas.

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Poesia Gerada Por Computador pesquisa

Nick Montfort (MIT) fala sobre poesia gerada por computador (ou talvez não?) e mostra alguns dos seus hipnóticos trabalhos nesta interessante palestra na Google, intitulada Geradores Literários e Arte Computacional (em inglês, “Literary Generators and Computational Art” – assista abaixo).

Leia o post abaixo para alguns trechos, e comentários meus sobre a palestra.

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Cybernetic Serendipity evento

Cybernetic Serendipity

[Translation in English not available for this post.]

Em 1968 aconteceu em Londres a Cybernetic Serendipity, uma exposição pioneira de “arte cibernética” (ou arte tecnológica). Em Outubro de 2014 foram promovidos uma série de eventos celebrando a exposição, no mesmo local onde ela aconteceu originalmente, no Instituto de Arte Contemporânea (ICA, na sigla em inglês), com participação da curadora original Jasia Reichardt.

Segue meu relato sobre dois destes eventos que tive a oportunidade de presenciar – a “metaexposição” Cybernetic Serendipity: A Documentation e a “mesa redonda” The Legacy of Cybernetic Serendipity, com o compositor Peter Zinovieff e Reichardt, bem como o artista Yuri Pattison e o curador Paul Pieroni.

Veja todos os eventos no site do ICA.

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Creative Coding: Comercial Applications cases

The following is a selection of practical examples of interesting projects and products related to creative/expressive coding (topic of PhD research). The idea here is to shift the focus from artistic, expressive or experimental projects, which I usually deal with in my studies, to the more comercial applications in the creative industry.

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Hour of Code education

Hour of Code (Code.org)
[Versão em português ainda não disponível para este post.]

Hour of Code is an initiative of Code.org, an organization dedicated to make computer science and programming more accessible for young students (or really anyone wanting to learn to code).

Procedural literacy is a relevant topic in my research, which is about procedural expressiveness. I’ve been meaning to do an “Hour of Code” since it first came out, a couple of years ago. The recent release of a course based on the movie Star Wars: The Force Awakens seemed like a good opportunity for that.

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ProcJam 2015 blog

ProcJam 2015
I participated with two works in the Procedural Generation Jam 2015: Branco and Algorithmic Opera.

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Neural Networks (Google Research) blog

Here is an amazing post at the Google Research blog about some very interesting work being done in Neural Networks and image interpretation/classification.

I selected some quotes below – but the post is worth a read (emphasis added).

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Janet Murray’s 1998 TED Talk talk

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

An interesting 1998 TED Talk by Janet Murray is now available online (video above, or click here). For those who follow her work most of this is already known, but I think it is still worth it to check it out.

Here is Murray’s introduction to it from this post on her blog:

The folks at TED have kindly dug up for me my 1998 talk which I still stand behind and which predicts the future well, but is also still timely. It is longer than the current crop, and more spontaneous. It falls into 4 segments and it references other talks, some of which are on the TED website but most of which are not.

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Autoria Procedural: Playing Beowulf pesquisa

Criação Procedural

Playing Beowulf é um projeto sobre o uso da programação de jogos em educação, baseado no London Knowledge Lab (Institute of Education UCL). Parte da minha pesquisa atual de doutorado foi desenvolvida dentro deste projeto, no qual trabalhei sob orientação do Prof. Andrew Burn e da Dra. Alison Gazzard.

Neste post eu descrevo o projeto e as minhas atividades durante este período.

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TIME Actually Gets Last of Us Analysis

TIME and LOU

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

TIME did an interesting piece in which war photojournalist Ashley Gilbertson was “sent into” the action/adventure videogame The Last of Us (Naughty Dog, 2013). KillScreen commented on this with an article titled What Time Got Wrong About The Last of Us, in which said publication is accused of procedural illiteracy – in other words, of not understanding how digital media works.

I agree. But I don’t think the creators of The Last of Us – and most game developers – understands it much either.

Read more about my research on the expressive use of digital media here.

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Chris Crawford pesquisa

Chris CrawfordChris Crawford

Chris Crawford é um designer de jogos, mas a importância das suas ideias sobre o potencial expressivo da computação vai muito além.

Assim como Alan Kay e outros estudiosos na área, Crawford quer mostrar que o computador é capaz de muito mais do que simplesmente simular meios tradicionais (o processador de texto essencialmente imita a função de uma máquina de escrever, por exemplo).

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