DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Blog pessoal, temas diversos, atualização intermitente.
Never-Ending Man: Hayao Miyazaki blog

Never-Ending Man: Hayao Miyazaki

Here are some inspiring (and funny) moments from the great doc Never-Ending Man: Hayao Miyazaki (Katu Arakawa, 2016), about the Studio Ghibli director and animator. This is not the first time I watch a doc with Hayao and feel inspired (and entertained) by his words and ideas. This one is particularly interesting to me because of his musings on the creative process, his fascination with 3D animation and reflections on life and death.

Images are in a shared GoogleDrive folder here.

Disclaimer: these images are not mine, this is just a review of the doc.

  

Unity ferramenta

Unity

Unity é um engine e uma ferramenta de autoria multi-plataforma, mais popularmente utilizada em jogos. Está sendo empregada no desenvolvimento da nova versão do MissionMaker, que por sua vez também é um aplicativo para criação de jogos, parte do projeto Playing Beowulf. Trabalhei neste projeto no ano passado como parte da equipe de pesquisa e desenvolvimento no London Knowledge Lab.

Neste post faço uma breve introdução ao Unity e apresento alguns dos meus próprios experimentos com ele.

Nota: posts sobre Playing Beowulf, MissionMaker 2 (em inglês) e minha pesquisa.

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Neural Networks (Google Research) blog

Here is an amazing post at the Google Research blog about some very interesting work being done in Neural Networks and image interpretation/classification.

I selected some quotes below – but the post is worth a read (emphasis added).

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Tirinha na Dirty Rotten publicação

Dirty Rotten Comics

Tirinha publicada na antologia britânica Dirty Rotten Comics #4 – são quase 100 páginas, com mais de 40 artistas.

Imagens abaixo. Tirinha original: facebook | site

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The Sculptor (Scott McCloud) review

The Sculptor (Scott McCloud)

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

The Sculptor (Scott McCloud, 2015) is a very good graphic novel (and also a very big book), with many interesting themes, careful artwork, superb character development and world building and… well, many clichés.

In this post I present some of my (mixed) opinions about the book, as well as my (non-mixed) admiration of McCloud’s work. So, beware many spoilers, personal opinions, criticism and praise!

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Recapitulando 2014 meta

Principais produções e projetos de 2014:

PS: mais projetos de 2014 (e anteriores): use o menu à direita.

[Post de 2015/01/02. Atualizado/editado 2016/10/17 (removi isto).]

  

Computer blog

Computer (fonte: wikipedia)Computer (fonte: wikipedia)

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

Here is a fun (albeit slightly sexist) anecdote about “early computers”:

As N. Katherine Hayles writes in the prologue to My Mother Was a Computer (Hayles, 2005): “in the 1930s and 1940s, people who were employed to do calculations — and it was predominantly women who performed this clerical labor — were called ‘computers.’ (…)”

More after the jump!

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Paulo Leminski poesia

“Aos dezessete anos todo mundo é poeta. (…) Ser poeta aos dezessete anos é fácil. Eu quero ver alguém continuar acreditando em poesia aos vinte e dois anos, aos vinte e cinco anos (…) aos sessenta anos.”

Muito tempo atrás uma amiga me mandou este vídeo do Paulo Leminski, que eu enrolei pra assistir. Não sou muito de ler poesia, mas minha amiga sabe que gosto da poesia, e que eu iria gostar das palavras do Leminsky. Leia o post completo para mais alguns trechos que gostei do vídeo.

Update: adicionei aqui mais uma caralhada de poesias que eu achei legais da compilação pop recém-lançada Toda Poesia (2013).

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Menos é Mais meta

Menos é Mais

Faz mais de um ano que eu não publico conteúdo novo, então decidi fazer um post rápido sobre o que eu tenho feito, e meus planos para este site daqui pra frente. Se te interessar, leia o post completo abaixo!

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ProcJam 2015 blog

ProcJam 2015
I participated with two works in the Procedural Generation Jam 2015: Branco and Algorithmic Opera.

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Obras Digitais no FILE 2015 exposição

FILE 2015

Participo com duas obras digitais na categoria Media Art na exposição do FILE 2015, em São Paulo, de 15 de Junho a 19 de Julho de 2015 (programação).

As obras são Learn, um experimento em aprendizado artificial, e Join Us, uma “capa interativa” que fiz para a banda Venus Volts (saiba mais e acesse as obras nos links).

Meus posts sobre edições anteriores: 2009, 2011 e 2013.

  

Why I Am Thankful For Akismet blog

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

Akismet saves millions of bloggers every day from trillions of spam bizarreness such as:

Now, let me ask you… Do you need your website to be successful to maintain your way of life?

And:

Hurrah! After all I got a webpage from where I know how to actually take valuable information regarding my study and knowledge.

And this beauty:

I never “cut” the cord anymore. I use a burn box and 2 candles and about 1 to 2 hours after the birth I help the parents sever the cord by burning it. Not only does it completely prevent infection of the cord (I work primarily in developing countries) but it is also a very nice ritual – not nearly as abrupt as cutting. It gives us all the time to realized what is happening – the baby being severed from its internal mother and now transitioning into this place. It’s really quite lovely.

More after the break. By the way, I didn’t even have to search too much to find these. They were all in page 1 of 1000 from my Spam inbox.

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The Kingdom of Dreams and Madness blog

The Kingdom of Dreams and Madness (Mami Sunada, 2014)

[Versão em português ainda não disponível para este post.]

I selected some images and quotes from this fantastic documentary on Hayao Miyazaki and Studio Ghibli, by Mami Sunada (2014) – click image above, or here (new tab).

Edit: more images from a different doc with Hayao here.

  

Uma Breve História dos Gráficos análise

A Brief History of Graphics

Uma Breve História dos Gráficos (em inglês, “A Brief History of Graphics“) é uma série de video em cinco partes sobre gráficos em videogames (o link leva para a playlist no youtube – vídeos em inglês). Os vídeos são muito bem produzidos por Stuart Brown, com muitos exemplos de jogos e diferentes tecnologias. Eles são curtos e acessíveis, mesmo para quem não joga videogame, mas se interessa pelo assunto.

Embora no geral as informações apresentadas na série parecem estar corretas, algumas partes são problemáticas. Leia o post completo para a minha análise.

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Doom: 20 Anos nerd

Hoje o clássico jogo Doom (Id Software) faz 10 20 anos (pelo menos é o que diz a wikipedia). Celebrarei a ocasião postando algumas das fases que eu criei na época (nerd alert!). Clique acima pra ver (17 imagens).

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Sofá Equilibrista arte

O “sofá equilibrista” é uma das primeiras coisas que o visitante do FILE 2013 vê quando entra na exposição. A instalação, chamada Balance From Within (Jacob Tonski, 2012), consiste em um sofá antigo equilibrado em apenas um dos pés (o link leva para o site do artista, onde há um vídeo da obra).

Embora possa não parecer à primeira vista, talvez esta seja uma das coisas mais legais no FILE em muitos anos. Principalmente porque foge da armadilha da “interatividade”, que tanto atrai visitantes (e curadores; e artistas).

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