DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Blog pessoal, temas diversos, atualização intermitente.
The Kingdom of Dreams and Madness blog| 21/02/2015
Creative Process, Life, Passion and Silliness

The Kingdom of Dreams and Madness (Mami Sunada, 2014)

I selected some images and quotes from this fantastic documentary on Hayao Miyazaki and Studio Ghibli, by Mami Sunada (2014) – click image above, or here (new tab).

  

Recapitulando 2014 meta| 02/01/2015

Thumb Retrospectiva 2014

Recapitulando minhas principais produções e projetos de 2014.

  

Uma Breve História dos Gráficos análise| 02/12/2014
Análise de uma série em vídeo sobre gráficos de videogame

A Brief History of Graphics

Uma Breve História dos Gráficos (em inglês, “A Brief History of Graphics“) é uma série de video em cinco partes sobre gráficos em videogames (o link leva para a playlist no youtube – vídeos em inglês). Os vídeos são muito bem produzidos por Stuart Brown, com muitos exemplos de jogos e diferentes tecnologias. Eles são curtos e acessíveis, mesmo para quem não joga videogame, mas se interessa pelo assunto.

Embora no geral as informações apresentadas na série parecem estar corretas, algumas partes são problemáticas. Leia o post completo para a minha análise.

  

O Que é Um “Album App”? análise| 24/07/2014
Ou: a diferença entre os "apps" Sonata Brasileira e Biophilia

Sonata Brasileira / Biophilia

Recentemente foi lançado um novo aplicativo chamado Sonata Brasileira, com músicas do pianista Antonio Vaz. O artista declara que a inspiração para o trabalho veio do álbum digital Biophilia (Björk, 2010). Neste post trato brevemente sobre a diferença fundamental entre estas duas produções, na forma como empregam o meio digital.

  

Computer blog| 30/01/2014
Just something to do "before getting married"

Computer (fonte: wikipedia)Computer (fonte: wikipedia)

Here is a fun (albeit slightly sexist) anecdote about “early computers”:

As N. Katherine Hayles writes in the prologue to My Mother Was a Computer (Hayles, 2005): “in the 1930s and 1940s, people who were employed to do calculations — and it was predominantly women who performed this clerical labor — were called ‘computers.’ (…)”

  

Doom: 20 Anos nerd| 10/12/2013

Hoje o clássico jogo Doom (Id Software) faz 10 20 anos (pelo menos é o que diz a wikipedia). Celebrarei a ocasião postando algumas das fases que eu criei na época (nerd alert!). Clique acima pra ver (17 imagens).

  

Paulo Leminski poesia| 16/09/2013

“Aos dezessete anos todo mundo é poeta. (…) Ser poeta aos dezessete anos é fácil. Eu quero ver alguém continuar acreditando em poesia aos vinte e dois anos, aos vinte e cinco anos (…) aos sessenta anos.”

Muito tempo atrás uma amiga me mandou este vídeo do Paulo Leminski, que eu enrolei pra assistir. Não sou muito de ler poesia, mas minha amiga sabe que gosto da poesia, e que eu iria gostar das palavras do Leminsky. Leia o post completo para mais alguns trechos que gostei do vídeo.

Update: adicionei aqui mais uma caralhada de poesias que eu achei legais da compilação pop recém-lançada Toda Poesia (2013).

  

Sofá Equilibrista arte| 13/08/2013
Uma Metáfora Cinética Sobre o Risco nas Relações Sociais

O “sofá equilibrista” é uma das primeiras coisas que o visitante do FILE 2013 vê quando entra na exposição. A instalação, chamada Balance From Within (Jacob Tonski, 2012), consiste em um sofá antigo equilibrado em apenas um dos pés (o link leva para o site do artista, onde há um vídeo da obra).

Embora possa não parecer à primeira vista, talvez esta seja uma das coisas mais legais no FILE em muitos anos. Principalmente porque foge da armadilha da “interatividade”, que tanto atrai visitantes (e curadores; e artistas).

  

Will Wright Sobre o Tempo reflexão| 11/06/2013

Will Wright é designer de jogos, criador da popular série The Sims, na qual o jogador controla “pessoas virtuais” em suas “vidas virtuais”. Ao falar sobre suas motivações por trás da criação do jogo, Wright lança uma reflexão sobre o tempo.

One of the biggest things that I wanted to show [with The Sims] was how, basically, the real resource everybody has in life is time. You can convert time to a lot of other things – you can convert it into money, objects, and friends – but how you choose to spend your time is how you’re playing the game of life. That’s the one thing that you don’t get more of, really. (…) It’s just interesting when you sit back and think about how you choose to spend every minute of your day.

Citação obtida em Unit Operations (Ian Bogost, 2006; pág 88), originalmente de uma entrevista no Gamasutra (John MacLean-Foreman, 2001).

  

Novo Velho Site meta| 26/05/2013

Post rápido só para registrar que mudei um pouco a estrututra/visual do site, principalmente para:

  1. Incluir a categoria “pesquisa
  2. Redefinir a hierarquia entre categorias
  3. Simplificar a navegação

Mais detalhes no resto do post!

      

    Form+Code resenha| 15/03/2013

    How has software affected the visual arts?
    What is the potential for software within the visual arts?
    As a designer or artist, why would I want or need to write software?

    Form+Code: in Design, Art and Architecture (Casey Reas, Chandler McWilliams e LUST, 2010) é uma boa introdução para iniciantes na área definida pela interseção entre arte e software (ou programação de computadores).

    O livro também traz idéias e reflexões que podem interessar mesmo aos leitores mais experientes na área.

      

    The Train (The Lux): clipe clipe| 09/03/2013

    Minha ex-banda The Lux ganhou um excelente clipe para a música The Train! A animação é de Rafael Marquetto, Gabriel Duarte e Marcio Freitas. Assista aqui.

      

    A Zica #2 publicação| 08/03/2013


    Saiu a segunda edição da zine A Zica, com a temática ABC – apocalipse, bullying e maconha (clique acima pra ampliar). Participei com a tirinha do “cometa bonito” (versão pb).

    Como sempre, a zine tá muito bem feita, com quadrinhos e desenhos ótimos!

      

    Fluência Procedural pesquisa| 07/02/2013

    Na palestra Let’s teach kids to code (TED), Mitch Resnick (MIT Media Lab) fala de maneira precisa e esclarecedora sobre o tema da fluência em meios digitais.

    Ele explica a importância de que as pessoas saibam lidar com a linguagem dos computadores com a mesma fluência com que lidam com a linguagem verbal.

      

    Tirinha no zine A Zica publicação| 15/11/2012


    Saiu uma tirinha minha na zine A Zica #1 (clique acima pra ampliar). A revista ficou bonitona, cheia de ilustrações, quadrinhos, fotos, textos e colagens em variados estilos (a temática predominante é a tal “adulta”).

    Gostei particularmente dos traços da Lea Heinrich e do projeto Luiz Vs. Zé, e também desta cruz e desta “aranha”. Minha tirinha que entrou foi esta do violeiro da Augusta.

    PS: já faz um ano que lançou, mas só agora estou com os exemplares em mãos – amigos esquisitos, aguardem presentes! ; )

      

    Escrevendo com LyX/LaTeX pesquisa| 14/11/2012

    Neste post eu comento sobre a minha experiência usando o aplicativo LyX para organizar, escrever e preparar para impressão a minha dissertação de mestrado, concluída no final de 2011 (post |pdf).

      




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