DANIEL FERREIRA     CRIAÇÃO + PESQUISA
Seleção de artigos e outros textos acadêmicos.
Arte e Pesquisa seminário

Art and Research

Participarei com um poster no Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares, entre os dias 8 e 10 de Junho de 2015, no Paço das Artes (USP, São Paulo).

Este evento traz como foco a relação entre arte e pesquisa. Visa investigar como as mídias digitais podem expandir os cruzamentos entre o “fazer” e o “saber” artísticos e, como, podem induzir possíveis rupturas de paradigmas no âmbito da arte contemporânea. Este Seminário Internacional Diálogos Transdisciplinares é pensado como espaço de troca e de migração de pensamentos e ideias e, sobretudo, como um ambiente em que a diversidade de saberes amplia o intercâmbio entre a produção e a reflexão artísticas.

Meu poster foi sobre a pesquisa que desenvolvi no London Knowledge Lab (Institute of Education UCL), como parte do meu doutorado “sanduíche” no Reino Unido (post).

A organização do evento é de Gilbertto Prado, Monica Tavares (ECA/USP), e Priscila Arantes (Paço das Artes e UAM).

Crédito da imagem (e ajuda com o poster): Maurício Taveira.

  

Diálogos MissionMaker artigos

Os dois artigos apresentados aqui resultaram do meu trabalho no projeto Playing Beowulf durante meu período de pesquisa na London Knowledge Lab (Institute of Education UCL). Este projeto envolve o desenvolvimento de um aplicativo para criação de jogos baseados no poema épico anglo-saxão Beowulf. Fiz diversas análises de estudos de caso dos videogames criados durante o workshop piloto do projeto, em Outubro de 2014, além de entrevistar os seus criadores.

– Leia mais sobre o projeto Playing Beowulf aqui.
– Meu trabalho no LKL também resultou em um artigo teórico mais longo (aqui).

Nota: os artigos estão hospedados no site da DARE.

LEIA MAIS
  

Nibballs: um estudo de caso artigo

No artigo Nibballs: estudo de caso de um game analiso o processo de desenvolvimento deste jogo de minha autoria, bem como a sua recepção pelo público da exposição FILE Games, da qual participou em 2009 (pdf). Leia o resumo e alguns trechos do artigo no post completo, abaixo.

Aviso: este é um artigo predominantemente técnico.
– Jogue Nibballs e leia sobre o jogo e o FILE 2009 neste post.

LEIA MAIS
  

Poéticas Procedurais dissertação

Minha dissertação de Mestrado intitulada Poéticas procedurais: um olhar sobre o pensamento artístico e a expressividade do meio digital está disponível na biblioteca da Escola de Comunicações e Artes (ECA) (ficha) e na Biblioteca Digital da Universidade de São Paulo (USP) (pdf aqui).

Leia o resumo, sumário e dados bibliográficos da dissertação abaixo.

LEIA MAIS
  

Ópera Algorítmica instalação/artigo

Ópera Algorítmica

Editing will become the writing of a software program that will tell the computer how to arrange (i.e., shot order, cuts, dissolves, wipes, etc.) the information on the disc, playing it back in the specified sequence in real time or allowing the viewer to intervene.

(Bill Viola, 1995)

Ópera Algorítmica (2011) é um projeto de instalação que propõe uma releitura do registro videográfico de uma performance. Na obra, o vídeo do artista plástico José Roberto Aguilar é reproduzido continuamente, de acordo com uma série de regras que definem cortes, repetições e ritmos em tempo real. Parceria com a artista Lucila Meirelles.

– Veja registros estáticos da execução da obra, em vídeo e imagens.
– Participou no ProcJam 2015 (post).
– Baixe um artigo (pdf) sobre a obra (resumo abaixo).

LEIA MAIS
  

Processo Criativo e Poéticas Digitais paper

O paper O processo criativo e as poéticas digitais foi apresentado em 2011 no contexto do simpósio Rumos Arte Cibernética, e posteriormente publicado no site do evento, em 2012. O simpósio foi parte do Prêmio Itaú Rumos, que recebi em 2009 pelo meu projeto de pesquisa de mestrado (post).

– Acesse o paper aqui (pdf, publicado em 2012).
– Acesse os outros papers no site do simpósio aqui.
– Saiba mais sobre a mostra e o simpósio neste post.

Leia o resumo do paper abaixo.

LEIA MAIS
  

Prêmio Rumos Arte Cibernética prêmio

Prêmio Rumos Arte Cibernética (2009)

Em 2009 minha pesquisa de Mestrado sobre as Poéticas Procedurais foi contemplada com o prêmio Rumos Arte Cibernética, do Instituto Itaú Cultural, em São Paulo (categoria pesquisa acadêmica).

Foi organizado um simpósio, no qual participei em uma mesa de discussão e apresentei a minha pesquisa. Também publiquei um artigo sobre o meu projeto no site do evento (post).

Saiba mais sobre a minha pesquisa de Mestrado aqui (inclui pdf).

  

Fazendo Sentido da Proceduralidade artigo

Artigo escrito durante minha pesquisa no London Knowledge Lab (Institute of Education UCL). Trabalhei no projeto Playing Beowulf, que envolve o desenvolvimento de um aplicativo para criação de jogos baseados no poema épico anglo-saxão Beowulf. No texto, cujo título original em inglês é “The Meaning Potential of Procedurality”, eu exploro os aspectos mais teóricos do meu estudo no projeto.

Este artigo é citado no livro Researching New Literacies: Design, Theory, and Data in Sociocultural Investigation (2017, Peter Lang/Gbooks), no capítulo 9: Games, films and media literacy: frameworks for multimodal analysis (PDF). O capítulo foi escrito por Andrew Burn (UCL), orientador do meu doutorado sanduíche no Reino Unido em 2015 (website).

LEIA MAIS
  

Hello World! Processing doc/tradução

When you write a computer program you are basically encoding an idea into a specific notation that a computer can run. (Casey Reas)

Hello World! Processing (2013, ~41min) é um interessante documentário sobre programação criativa, com foco nas práticas baseadas em código aberto.

Colaborei com a tradução da legenda para o português, junto com Artur Cabral Reis (Processing SP) e Marcelo Padovani Macieira, em Novembro de 2013.

O vídeo com a legenda ainda não está disponível para assistir on-line.
Enquanto isso, baixe o vídeo no vimeo e use esta legenda aqui (.srt).

LEIA MAIS
  

Emergência e Interatividade artigo

Neste artigo, trato sobre a intersecção entre arte, tecnologia, emergência e interatividade, apresento uma breve introdução ao Projeto Amoreiras e à minha pesquisa. Baixe o texto aqui (pdf), leia o resumo no post completo.

LEIA MAIS
  

Narrativas Procedurais e Interativas artigo

Apresentei o artigo Narrativas Procedurais e Interativas: as Novas Estratégias de Criação e a Expressividade do Digital no congresso Red INAV, que aconteceu na Espanha em Maio de 2012. O artigo foi publicado na revista Comunicación (pdf) editada pela Universidade de Sevilla.

Leia o resumo do artigo abaixo (português e espanhol).
Saiba mais sobre o congresso RED INAV aqui.

LEIA MAIS
  

Consistência na Criação Procedural artigo

Consistência nas Estratégias Procedurais

Participei com o artigo Consistência nas Estratégias Procedurais e a Expressividade do Digital (pdf) no ABCiber v simpósio 2011.

Leia abaixo o resumo do artigo (mais informações no post completo):

Apesar da fértil produção criativa por parte dos artistas que atuam em mídias digitais,  o potencial expressivo próprio deste meio ainda se encontra relativamente inexplorado.

Neste artigo examinaremos especificamente a questão da consistência nos jogos e narrativas procedurais, bem como o papel das estratégias procedurais de criação de uma maneira geral na consolidação do meio digital como uma forma expressiva independente.

LEIA MAIS
  

Uma Metodologia de Análise artigo

O artigo O Processo Criativo em Meios Digitais: uma metodologia de análise participou dos encontros XVIII ANPAP (pdf|post) e #8.ART (post), ambos em 2009. Segue abaixo o resumo:

Neste artigo apresento a minha pesquisa de mestrado, em fase inicial, na qual é proposta uma reflexão sobre a criatividade, o estilo e a questão da autoria nas poéticas digitais.

O objetivo é estudar os mecanismos do processo criativo, utilizando para isto uma investigação da relação colaborativa entre o artista e a máquina pela perspectiva dos Estudos do Software (Software Studies).

Um dos mecanismos teóricos adotados é uma classificação das diferentes camadas envolvidas no processo criativo, desde os elementos naturais, passando pelos aspectos sócio-culturais e as ferramentas artesanais, até a máquina digital.

Palavras-chave: criatividade, processo, digital, metodologia, software studies

O artigo também pode ser baixado aqui (pdf).