DANIEL FERREIRA     DIGITAL CREATIVE
3a. Convenção Internacional de PureData evento

[this post in english]

Neste mês aconteceu o pd~con09 (3a. Convenção Internacional de PureData), com atividades e apresentações em diversos pontos de São Paulo.

Puredata (ou Pd) é um software livre adotado em trabalhos Artísticos (Multimídias e interativos) (…). A Convenção internacional de Puredata é um evento periódico, e o mais importante da comunidade de desenvolvedores, usuários e entusiastas em geral do Pd.” (texto do blog)

Como eu vinha brincando com o Pd nas últimas semanas, fiquei curioso para ver pelo menos algumas das apresentações. Fui no dia 24, uma chuvosa sexta-feira, e vi algumas performances no auditório do SESC Av. Paulista.

A apresentação que mais me interessou foi a Silent Construction de Jaime Oliver (Peru), tanto pela beleza visual como pelas texturas sonoras que o artista gerou com o instrumento – uma espécie de “tambor silencioso”, cujo som é gerado com base nos gestos realizados pelo artista sobre uma película e capturados por uma câmera. Clique aqui para assistir um vídeo da performance, inclusive com algumas cenas “dos bastidores” do funcionamento do algoritmo utilizado (infelizmente não é a mesma que eu vi – a iluminação estava bem mais bacana, tudo escuro e com apenas uma luz dentro do tambor).

Outra apresentação legal foi a [kleine machine], poesia digital da dupla/casal HP Process (França), misturando som, vídeo e captura de movimento em uma espécie de narrativa híbrida, tudo girando em torno da imagem capturada em tempo real de uma mulher em um vestido vermelho (que por sinal terminou a performance no chão do palco). Tem alguns vídeos e audios no myspace deles (vale avisar que páginas no myspace tendem a sobrecarregar o processamento do browser).

Enfim, pelo pouco que pude ver, a convenção parece ter sido bem legal. A única crítica que eu faço é sobre o som, que estava excessivamente alto. Tenho certeza que muita gente que estava na platéia naquela noite foi pra casa com os tímpanos danificados.


See more all.

  

No comments »

No comments.

RSS Feed for these comments. Trackbacks

Leave a comment